Yemoja teve, como todos os Orisás, a base do seu culto em África, o continente mãe, sendo que com a travessia e o movimento esclavagista, passou a ser cultuada no Brasil, onde é um dos Orisás mais queridos e venerados.
Embora seja rainha de todas aguas do mundo, foi no mar que fez a sua morada e é esse o seu principal domínio. Grande e terna Mãe protectora das crianças, ama, guia e educa incondicionalmente os seus próprios filhos e não só, chegando mesmo a criar aqueles que não saíram do seu ventre, conforme, segundo a lenda, fez com Omulu.
É o expoente máximo do amor e devoção sendo considerada o espelho do mundo.
No entanto, quando desiludida e desapontada, dificilmente concede o perdão. Porém, para que isto aconteça, a ofensa que lhe foi feita, terá que ser muito mais profunda do que o amor que Yemanjá nos dispensa.
Orisá de grande beleza, Yemonjá concentra em si a força da maternidade e do poder feminino; é vaidosa e gosta de se enfeitar com adornos e perfumes, não dispensando o espelho, onde admira a sua infinita beleza.
O seu nome significa “mãe cujos filhos são peixes”, e é amplamente reconhecido mesmo por aqueles que não são simpatizantes dos cultos Afro-Brasileiros. Basta ver as grandes procissões de ofertas a Yemanjá (ou Nossa Senhora dos Navegantes, uma das Santas católicas com quem é sincretizada) levadas a cabo por todos aqueles a quem toca no coração nos dias 2 de Fevereiro e 8 e 31 de Dezembro, para entender a vastidão do seu abraço.
Que o seu amor nunca nos falte!
Yemanjá ou Yemonjá é a grande Yá (mãe) do Candomblé. De tal forma que ama todos os filhos, tenham ou não saído do seu ventre materno, sejam quais forem as suas características. Dona de todos os Orìs, é de tal forma venerada que o seu culto ultrapassa a dimensão do próprio Candomblé, uma vez que a devoção a este Òrisà é partilhado por fieis de outras religiões.
Yemonjá. Mãe cujos filhos são peixes, é a rainha e dona de todas as águas do mundo, com especial enfoque nas águas dos mares e oceanos. Yemonjá reflecte o estado do mundo, sendo o espelho e reflexo de todas as diferenças. È o exemplo extremo do amor, sendo mãe, preceptora, educadora, e aquela que mima e ensina, mostrando o caminho e a luz.
Algumas Qualidades de Yemonjá: Ogunté, Sussuré, Yé Odo, Sabá, Yá Omim, etc, …
Personalidade dos filhos de Yemonjá:
Os filhos de Yemonjá são generosos, até ao ponto de criarem os filhos dos outros.
São ainda voluntariosos, fortes, rigorosos e protectores; algumas vezes, impetuosos e arrogantes.
Custa-lhes muito perdoar uma ofensa; e se perdoam não esquecem jamais.
Preocupam-se com os outros, possuem a vaidade dos filhos de Osún.
Dia da semana: Sábado
Alguns Números de Yemonjá: 7
Algumas Cores de Yemonjá: Branco, cristal, azul e rosa
Alguns Símbolos de Yemonjá: Abébé
Elementos: Água salgada
Alguns Metais de Yemonjá: Prata
Alguns Minerais de Yemonjá: Água marinha
Algumas Folhas de Yemonjá: Pata de vaca
Algumas Comidas de Yemonjá: Manjar branco
Alguns Domínios de Yemonjá: Maternidade
Saudação: Eruiá é Odo Yá
Para quem atende ao Sincretismo: Nossa Sra. Das Candeias, Navegantes e da Conceição