Oyá ou Yansã é a Òrisà guerreira, dona dos ventos e tempestades, amante do cobre. Rainha da justiça e do Candomblé, regente das paixões, Òrisà de amor. O fogo é a sua essência, embora tenha relação directa com todos os elementos da Natureza: no ar que potencia as suas brisas e os seus ventos; na agua presente chuvas das suas tempestades, nas florestas onde propicia caça abundante. Luta pelo que considera justo e pelo que é seu por direito. Conquista arrebatadamente, tanto no calor da batalha como na chama do amor. Gosta das vitórias diárias, dos pequenos nadas que lhe trazem felicidade.

Omulú concedeu a Oyá poder sobre todos os Egunguns, sendo mesmo coroada rainha destas entidades. Oyá não os teme, sendo um dos poucos Òrisàs que usufruiu dessa característica.  È um Òrisà querido e amado por todos os integrantes do Povo de Santo.

Personalidade dos filhos de Oyá:
São audaciosos, poderosos e autoritários. Por norma são sensuais, inteligentes, vivos, temperamentais, corajosos, briguentos, trabalhadores incansáveis, gastadores e amigos do luxo e opulência. Ostentam um ar de reis e rainhas.

Dia da semana: Quarta-feira
Alguns Números: 9
Algumas Cores: Marron, Coral
Alguns Símbolos: Espada de cobre e Irusin
Elementos: Fogo
Alguns Metais: Cobre

Algumas comidas: Acarajé
Alguns Minerais: Rubi e Coral
Flores: Para raio, Flor de coral
Saudação: Hépahey Oyá!
Para quem atende ao Sincretismo: Santa Bárbara