Osóòssí, ou em português Oxossi, é dono e senhor da mata, principalmente da mata baixa. Caçador por excelência, é o Òrisà da fartura e de todas as actividades que propiciam essa fartura, quer material quer espiritual. Como tal, é o Òrisà de onde provem o sustento para cada dia. Osóòssí é também o caçador do Asé, a força vital de cada um e de cada casa, trazendo prosperidade e abundância.

Rei de Ketu, é um Òrisà com fortes ligações à lua e à noite, o que explica a sua faceta profundamente mistica,  bem como á ancestralidade e á realeza.

Aprendeu com o seu irmão Ogún tudo o que sabe, incluindo os segredos da caça, da agricultura e da floresta. De Ossayn, recebeu os ensinamentos das Ewé (folhas) sagradas, das quais é profundo conhecedor. È um Òrisà cuidadoso, desconfiado e paciente, como todos os caçadores.

Personalidade dos filhos de Osóòssi:

O filhos de Òssósi, em regra geral são pessoas espertas e rápidas. Têm sentido de responsabilidade.  Em regra geral, são generosos, trabalhadores e amigos da ordem. Possuem capacidade de concentração e determinação para alcançar os seus objectivos.

Em regra geral, salvo raras excepções, são discretos nas suas sensações. Podem ser paternais e trabalham para que nada lhes falte em casa.

São vaidosos e por vezes “exigem” ser reconhecidos como alguém de destaque, o que por vezes esta é uma situação que lhes traz dissabores…

São amantes, sonhadores e vaidosos.

Dia da semana: Quinta-feira
Alguns Números: 4
Algumas Cores: Turquesa (verde)
Alguns Símbolos: Ofá, Ogé
Elementos: Terra e Ar

Algumas comidas: Asoso

Dominio: Mata

Metal: Platina
Alguns Minerais: Turquesa, Topázio brilhante
Flores: Aroeira, Peregun, Croton
Saudação: Oke-arô, coke maiô!
Para quem atende ao Sincretismo: São Sebastião