Òrisà da água e do fogo, do amor e da guerra.  De aspecto pouco feminino, Obá dança cobrindo com a mão a orelha cortada. Usa um escudo, uma espada de cobre e uma coroa, conjuntamente com as suas roupas vermelhas. Guerreira intépida, defronta valentemente e sem receios qualquer homem, excepto aquele que consegue aprisionar o seu coração. È considerada mais forte do que muitos Abôrôs. Obá abraça destemidamente qualquer que seja a causa, mas cai rendida a uma paixão; é a mulher que se anula quando ama. È um Òrisà que  tem perfeita consciência do seu enorme poder , sendo uma lutadora eximia pelos seus direitos e tão revolta como as suas águas.

Personalidade dos filhos de Obá:

São pessoas valorosas e incompreendidas. As suas atitudes militantes e agressivas, são consequências de experiências infelizes ou amargas, por elas vividas. Não têm muito jeito para comunicar com os outros; chegam a ser duros e inflexíveis. Às vezes sofrem de um certo complexo de inferioridade.

Sua sinceridade chega a ferir; pois não se preocupam em ser agradáveis.

São bons companheiros (as) e amigos fiéis; são ciumentos e possessivos no amor; por essa razão, não têm sorte. Quando apaixonados, nunca são senhores da relação, abdicam das suas convicções.

Devem vencer a tendência que têm para a ingenuidade, para não sofrerem emboscadas.

Dia da semana: Quarta-feira 
Alguns Números: 9, 14
Algumas Cores: Marron regado, Vermelho e amarelo
Alguns Símbolos: Ofange e Ofé
Algumas Comidas: Acarajé
Flores: Candeia, folha de amendoeira
Saudação: Obá Sim! Obá Siré!